as negas






O coletivo “As nega” é coordenado por Maria Santana e Liana Cavalcante e trabalha nas seguintes diretrizes:

- investigação da cultura afro-indigena,
- protagonismo feminino e LGBT
- militancia junto a populção afro-periferica da cidade de Fortaleza
- Resistencia da espiritualidade afro-indigena.

Sobretudo nas linguagens da música, teatro e dança. O trabalho dialoga com as manifestações de raízes populares e provoca o público a pensar o lugar da mulher nesses espaços, bem como na sociedade em que vivemos. Feito para feiras, praças, espaços alternativos e tradicionais, o trabalho das negas reflete o espirito da brincadeira de rua, de feira, de interior, interagindo diretamente com o público, proporcionando também ao espectador o contato com a espiritualidade popular.

O grupo atua também na área da formação, pesquisa e desenvolvimentos de projetos socio-culturais.

Conheça as mobilizadoras:

Liana Cavalcante é atriz, bailarina, diretora, cantora e pesquisadora. Formada em Artes cênicas pelo IFCE, atualmente curso o Mestrado interdisciplinar em humanidades da Unilab, onde pesquisa a resistencia cultural na periferia, apartir do bumba meu boi. Atua com teatro e dança desde 2009 quando iniciou sua trajetoria no Ponto de cultura ACARTES - Academia de ciências e artes. No mesmo ano ingressou também no grupo CEM, dirigido po Silvia Moura onde permaneceu até 2012. Desenvolveu nesse periodo também sua pesquisa em teatro ritual, que pode colocar em pratica em trabalhos como "Martyras - Aos olhos de Antiga" e " Seca flor" e "De profundis" que contaram com sua direção. Atua desde 2011 na periferia de Fortaleza, desenvolvendo uma atuação cultural engajada com as questões territóriais. Além disso atua desde 2016 no grupo As nega, principalmente com a musicalidade popular e a arte urbana.

Maria Santana é atriz, educadora-social, diretora e musica, atuante na periferia de Fortaleza desde  2001, quando mobilizava grupos de dança na comunidade Riacho Doce. Participou de grupos como o Coral das Artes cênicas e o grupo Miraira. Atua no bumba meu boi Ceará  e na comunidade das Goiabeiras (Barra do Ceará) desde 2014, desenvolvendo papeis variados, mas sobretudo contribuindo para protagonismo feminino nos personagens cômicos. Atualmente está cursando a graduação em Licenciatura em teatro do IFCE e ajudando a mobilizar o Coco das Goiabeiras. Além disso atua desde 2016 no grupo As nega, principalmente com a musicalidade popular e a arte urbana.

Comentários